
Não há nada como saborear um bom copo de uísque… e se pegar nesse copo de uísque e usá-lo para transformar uma receita simples, numa receita sensacional? É só escolher aquela que quer experimentar e mãos aos tachos e à garrafa de uísque lá de casa!
Comece a sua refeição assim, fazendo tchim-tchim com um refrescante cocktail de uísque …
Fatie o ½ limão e coloque na misturadora. Junte a polpa de maracujá e o açúcar e amasse bem. Finalmente, junte alguns cubos de gelo, o sumo de melancia, o uísque bourbon e misture mais um pouco. Sirva num copo decorado com rodelas de limão.
Entrada elegante, refeição fumegante. Experimente este ananás flambé com uísque... não vai querer outra coisa!
Corte o ananás ao meio no sentido do comprimento. Com cuidado, retire toda a polpa do ananás e reserve. Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite. Acrescente o camarão; tempere com sal, pimenta e a malagueta picada. Deixe cozinhar. Finalmente, acrescente o ananás em pequenos pedaços e o uísque. Faça “flambé” com o lume, isto é, ateie lume ao álcool com que acabou de regar a frigideira e deixe cozinhar até a chama se apagar. Divida a mistura pelas metades do ananás e polvilhe com a cebolinha cortada em rodelas finas.
Nem todos somos grandes apreciadores de peixe, no entanto, veja como o salmão, com um pouco de criatividade, pode tornar-se numa receita verdadeiramente deliciosa.
Coloque o salmão num recipiente onde possa marinar por completo. Pique as postas com um palito para que absorvam os temperos. Regue-as com o uísque, o azeite, o sal e a pimenta. Cubra o recipiente com película aderente e deixe marinar num local fresco durante 2 horas, virando de vez em quando. Na hora de cozinhar, aqueça bem o grelhador. Coloque as postas e grelhe, regando-as aos poucos com o molho da marinada. Deixe dourar dos dois lados e sirva com legumes salteados, por exemplo.
Quem não gosta de bifes com batatas fritas e cogumelos? É um prato que a muitos relembra a sua infância. Só que agora já é maior de idade, já pode beber. Aproveite e deite um shot de uísque no molho.
Tempere os bifes com sal e pimenta. Frite-os numa frigideira regada com um fio de azeite e com os alhos esmagados. Adicione os cogumelos e deixe cozinhar até que os bifes atinjam a cozedura preferida (mal ou bem passados). Retire os bifes e reserve num local onde se mantenham quentes. Adicione o uísque e a mostarda e deixe ferver. Por fim, junte as natas e deixe apurar. Regue os bifes com o molho e acompanhe com batatas fritas.
Para variar, este pode ser o seu assado do próximo domingo!
Coloque a carne numa travessa e tempere-a com o pimentão-doce, a pimenta, algum azeite, o sal, os alhos descascados e esmagados, o alecrim, o vinho e o uísque. Deixe marinar toda a manhã (3 a 4 horas). Certifique-se de que toda a carne absorve os temperos, rodando-a de vez em quando. Uma hora antes de servir, leve a carne ao forno preaquecido na temperatura máxima, na assadeira, com a cebola cortada em quatro e coberta com papel de alumínio, durante cerca de 40 minutos. Verifique a cozedura da carne espetando um garfo até ao meio. Ao retirá-lo não deverá subir nenhum líquido. Se for o caso, retire o papel de alumínio e deixe cozinhar mais 15 minutos ou até a carne ficar douradinha. Não a deixe secar. Sirva com arroz branco, batata ou legumes assados.
Esta sobremesa de origem italiana é um clássico que nunca passa de moda. O segredo está em saber o tempo certo de submersão dos palitos na mistura de café e uísque, para que não fique com um doce desagradavelmente “aguado”.
Bata as gemas com o açúcar (deixando uma colher de sopa para as claras) até obter uma mistura cremosa e homogénea. Bata as claras em castelo com uma pitada de sal e, quando estiverem quase firmes, junte-lhes a colher de sopa de açúcar e bata bem até este dissolver. Com cuidado, envolva as claras no mascarpone. De seguida, envolva-as no preparado das gemas. Num recipiente a gosto, coloque uma camada fina de creme. Por cima, disponha palitos de la reine embebidas na mistura de café com o uísque. Tenha atenção para não deixar os palitos ficarem demasiado moles, isso poderá “estragar-lhe” a sobremesa. Coloque uma camada grossa de creme e mais uma de palitos. Termine com creme. Leve ao frigorífico de um dia para o outro. Polvilhe com cacau em pó antes de servir.
Uma sobremesa perfeita para refrescar os dias quentes de Verão…
Bata as natas em chantilly e as claras em castelo e reserve. Bata as gemas com o açúcar e o uísque e reserve. Com o auxílio de uma vara de arames, misture delicadamente os três preparados anteriores. Forre uma forma de fundo amovível com caramelo e com biscoitos de champanhe para a base da tarte. Por cima, coloque o creme. Leve ao congelador de um dia para o outro. Sirva decorado com caramelo líquido e amêndoa picada.
É sempre bom ter uma caixa de bombons ou biscoitos guardados para comer ou oferecer às visitas com o chá na hora do lanche. No entanto, estas guloseimas são mais indicadas para depois da refeição da noite, acompanhadas com um drink e sem as crianças por perto, a não ser que faça uma versão não alcoólica para elas.
Misture as avelãs, o cacau e a farinha peneirados. À parte, bata o açúcar com a manteiga até obter um preparado cremoso e homogéneo. Adicione-lhes os extratos e continue a bater até desaparecerem. Sem parar de bater, vá juntando aos poucos, na velocidade média, os restantes ingredientes secos. Quando a massa estiver pronta, retire com uma colher para moldar pequenas bolas com as mãos. Com o dedo, faça um pequeno buraco no meio da bola. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e disponha-lhe por cima as bolas que acabaram de ser moldadas, espaçadas entre si. Leve ao forno (preaquecido) a 180ºC durante 15 minutos. Se sobrar massa, repita o procedimento.
Leve a lume brando e em banho-maria todos os ingredientes, exceto o uísque. Quando o chocolate estiver derretido envolva tudo. Retire do lume e envolva o uísque. Deixe arrefecer e recheie os biscoitos.
É uma opção bem original para ter em casa. Aproveite uma garrafa vazia e encha com este delicioso Baileys caseiro com um toque de uísque. Pode também levá-la para um jantar em casa dos amigos, em vez da tradicional garrafa de vinho. Deixará todos surpreendidos!
Numa taça, misture muito bem todos os ingredientes com o auxílio de uma vara de arames. Coloque a mistura numa garrafa previamente lavada/escaldada. Se não servir de imediato, agite um pouco antes de usar. Pode conservá-lo no seu bar, não precisa guardá-lo no frigorífico.
Um bolo que quanto mais envelhecer, melhor, pelo que depende essencialmente do uísque que o conserva! É uma ótima receita para fazer e oferecer...
Coloque as uvas passas de molho em metade do uísque. Forre a lata com papel vegetal. Numa taça à parte, bata a manteiga com o açúcar e o ovo. Junte-lhes a farinha, o sal, o bicarbonato, a canela e misture bem. Acrescente depois o mel, o leite, as uvas passas e o uísque onde estiveram a demolhar, assim como as nozes picadas grosseiramente. Coloque o preparado na lata e leve ao forno (preaquecido) a 175ºC durante cerca de 40 minutos ou até o palito sair seco e o bolo estiver douradinho. Retire do forno e deixe arrefecer 10 minutos. Pique o bolo com um palito e regue com o restante uísque. Depois de arrefecer completamente, embrulhe primeiro o bolo no papel vegetal onde cozinhou e, de seguida, embrulhe-o em papel de alumínio e volte a pô-lo na lata. Guarde o bolo na lata. Deixe envelhecer, de preferência, entre 3 a 6 semanas antes de consumir.
Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.