Formulário de pesquisa

Início
    • Início
    • Fórum
    • Artigos
    • Uísques
    • Contactos

Diferença entre um uísque single malt e um uísque blended

Licença: 
http://creativecommons.org/licenses/by/2.0/
Autor: 
sashafatcat

O uísque é a bebida espirituosa mais consumida em todo o mundo e isso deve-se aos tipos de uísques existentes no mercado. Conheça a diferença entre um uísque single malt e um uísque blended e saiba porque é que eles são tão apreciados.

O que é o uísque single malt

O uísque single malt é um uísque que é produzido a partir de uma mistura de grãos maltados e é destilado num único local. Normalmente, os single malts utilizam a cevada e estão tipicamente associados à Escócia e aos uísques escoceses (scotch whisky), apesar de serem produzidos por vários outros países.

Para ser considerado um bom single malt é preciso que o uísque seja consistente, aromático e tenha um caráter muito forte. Para o conseguir, a sua produção deve ser feita num alambique com capacidade inferior a 700 litros e o uísque deve ser envelhecido durante três anos em cascos de carvalho.

A maior concentração de destilarias de uísques de single malt pode ser encontrada na Escócia, nomeadamente na região de Speyside (nordeste) e nas regiões de Highland, Lowland e Islay. Cada uma destas regiões apresenta um estilo muito próprio e distintivo na produção de single malt e, apesar de não existirem dois maltes idênticos, mesmo que duas destilarias vizinhas o produzam, é possível determinar e distinguir em qual das regiões o uísque foi produzido. O single malt tem um sabor muito simples e intenso e deve ser bebido puro e sem gelo.

É de destacar que um uísque single malt envelhecido (por exemplo, o Aberlour single malt de 10 anos de idade), não pode dar origem a um uísque mais novo que essa idade. Portanto, um uísque de 10 anos só pode resultar numa mistura de 12, 16 ou mais anos de idade. Na maioria das vezes, os produtos antigos são usados para dar um caráter mais elevado e sofisticado a um uísque mais jovem. Os single malt mais conhecidos do mercado são: os uísques Old Pulteney, Glendronach, Aberlour, Glen Garioch, Macallan, entre outros.

O que é o uísque blended

O uísque blended é um tipo de uísque que pode ser feito com uma mistura de destilações diversas (uísques de grãos e uísques de malte) e em várias destilarias diferentes. A mistura de uísques deverá ser equilibrada, para que um determinado blended mantenha a sua consistência e características principais. Como tal, o Master Blender deverá saber selecionar os melhores cascos, tendo em conta as particularidades de cada uísque e o produto final que pretende obter.

O uísque blended foi produzido no início do século XIX e tinha como objetivo principal a comercialização de um produto consistente. A maior parte das misturas de um blended é composta por grãos de cereais de centeio, de milho ou de trigo, uma vez que estes são mais baratos, fáceis de produzir e fazem com que o produto final seja mais rentável. É de realçar que os grãos de cereais têm um sabor mais forte do que os grãos maltados. Os melhores exemplos de misturas populares são os uísques Bells, Grants, Teacher, Famous Grouse e Dewars.

Quais as diferenças principais entre um single malt e um blended

Existe um grande debate entre todos os apreciadores de uísque acerca do melhor uísque do mundo: o single malt ou o blended. No entanto, não há uma resposta concreta e conclusiva que determine qual deles é o melhor, pois os gostos variam de pessoa para pessoa e tanto o single malt como o blended podem ser muito completos e diferentes entre si. Dos principais aspetos que os diferenciam, destacam-se os seguintes:

A forma de produção

Tecnicamente, a principal diferença entre estes dois uísques está na sua produção. Um uísque blended é aquele que é produzido numa ou em várias destilarias diferentes, onde são misturados vários uísques e onde se utilizam várias misturas de grãos, como o milho, o centeio e o trigo. Ao passo que um uísque single malt é um uísque que utiliza, do início ao fim, apenas um grão particular, normalmente a cevada, e é produzido numa única destilaria destinada a esse efeito.

O rótulo da garrafa

Ao analisar os rótulos das garrafas dos uísques, também é possível encontrar diferenças entre um uísque single malt e um blended. O uísque blended deverá ter pelo menos três anos de idade e o número de anos que conta no rótulo de uma garrafa deve pertencer ao uísque mais novo que se encontra na respetiva mistura. Por outro lado, o uísque single malt precisa apenas de ficar um ano na respetiva garrafa.

O paladar

Não há nenhuma razão para que um uísque blended seja superior ou inferior a um uísque single malt. No entanto, ao nível do paladar, um copo de uísque single malt apresenta as características de uma determinada região e isso é notório na sua degustação. Ao passo que num uísque blended é mais difícil identificar as regiões dos grãos que foram utilizados na sua produção.

O custo

O uísque single malt é mais caro do que o blended, pois o seu processo de produção é mais demorado e exaustivo. No entanto, isso não invalida que não existam uísques blended mais caros do que os uísques single malt. Por norma, ambos podem ser adquiridos entre os 25 euros / 61 reais e os 1.500 euros / 3.648 reais, sendo que uns apresentam mais qualidade do que outros.

A sua votação:: 

Votação

Gosta de cocktails com uísque?
  • Votações antigas
  • Resultados

Iniciar sessão

  • Criar uma nova conta
  • Pedir uma nova senha

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Artigos relacionados

O que é o uísque
Quando se deve adicionar água ou gelo a um uísque?
O uísque irlandês e o uísque escocês
Os 12 melhores uísques para mulheres
Dicas para escolher um uísque para oferecer no Dia do Pai

uisques.com © - Todos os direitos reservados.   |