Formulário de pesquisa

Início
    • Início
    • Fórum
    • Artigos
    • Uísques
    • Contactos

As principais diferenças entre um uísque velho e um uísque novo

Licença: 
Autor: 
Neil Turner

Uísque velho, ou uísque novo? Qual dos dois preferir, como os distinguir, o que os torna diferentes? Conheça as principais diferenças entre um uísque velho e um uísque novo e delicie-se com ambos.

A idade

Para começar temos a diferença mais óbvia, e que é afinal aquela que faz a separação entre os dois uísques: a idade.
Para ser considerado “uísque” a bebida terá de ter pelo menos 3 anos em casco, o que quer dizer que terá passado pelo menos 3 anos seguidos envelhecendo em barris de carvalho com capacidade máxima de 700 litros e deve apresentar gradação alcoólica entre 40% e 95,8% no ato da destilação (atenção que os valores de álcool podem sofrer variações em diferentes países).
Portanto um uísque novo será um uísque com pelo menos 3 anos. Quando o uísque completar os 8 anos em casco já pode ser considerado uísque maduro, e a partir daí será nomeado entre os ditos uísque velhos.

O preço

O preço é sem dúvida um das principais diferenças entre os uísques velhos e os mais novos. Um uísque com 20, 30 ou mais anos será sempre incomparavelmente mais caro do que um mais novo, com 8 ou 10 anos.
As marcas do uísque fazem também toda a diferença no que diz respeito aos preços. Nalgumas marcas mais consagradas um uísque mais novo pode tão caro quanto um mais velho, mas de uma marca menos conceituada.

O paladar

Os uísques mais novos que ainda não atingiram a maturidade apresentam um acentuado sabor metálico bastante desagradável para quem não está acostumado.
Esse sabor indesejado vai diminuindo ao longo do tempo de maturação e depois de 5 ou 8 anos praticamente já desapareceu. Também por essa razão os uísques premiuns nunca costumam ter menos de 8 anos.

A forma como o liquido corre na superfície do copo

Uma estratégia empregue por algumas pessoas para certificar que o uísque é de facto um uísque velho é fazer rodopiar o líquido dentro do copo e reparar depois se a bebida escorre facilmente e a direito.
Os uísques mais velhos escorrem pela superfície do vidro como se fossem uma lágrima e essa é mais uma das diferenças entre uísques de diferentes idades.

Os uísques mais velhos denunciam as suas origens

Os entendidos em uísque são capazes de determinar a origem de determinado uísque pelo seu paladar e aroma, no entanto isto apenas é possível quando se está na presença de um uísque velho.
Os uísques mais novos apresentam um sabor que ainda não está bem definido o que dificulta a identificação da sua origem.

Os rótulos das garrafas

Os rótulos das garrafas dos uísques mais velhos fazem sempre menção ao número de anos do uísque, e quanto mais velho for o uísque maior e mais visível será a explicitação da sua idade.
Ao contrário, os uísques mais novos não fazem grande alarde da sua idade, chegando mesmo a não mencionar o número de anos que têm. A ausência de menção feita à idade do uísque faz sempre supor que embora ele tenha mais do que os 3 anos obrigatórios, será quase de certeza mais novo do que os 8 anos.

Status social

Para os verdadeiros conhecedores do uísque não é segredo que a qualidade desta bebida depende de muitos outros fatores que não unicamente o tempo em casco, No entanto para os leigos na matéria existe toda uma diferença entre beber um uísque velho e consumir um uísque novo.
Os bebedores de uísques mais velhos são quase sempre encarados como entendidos na matéria, bons apreciadores de uísque e ainda por cima com poder aquisitivo para preferir os uísques com mais idade.
O preço quase sempre elevado dos uísques velhos faz com que nem todos consigam aceder-lhes, mas para os felizardos que conseguem isso pode representar status social. Pode ser encarado como snobismo, mas é também uma forma de auto preservação. Se chegamos a um local onde sentimos que nos vão valorizar face àquilo que aparentarmos ser, ou ter, então é bem provável que comecemos a querer parecer mais e diferente.

Existem muito bons uísques velhos e excelentes uísques novos. Ter mais idade não é garante da qualidade e do sabor do uísque. Já alguém disse que “Por vezes um uísque velho é um excelente uísque. Outras vezes é apenas mais um uísque velho.” O gosto pessoal de cada um, e a aptidão mais acentuada por este ou por aquele paladar ajudam em muto a formar a opinião sobre o uísque, independentemente da sua idade. 

A sua votação:: 

Votação

Gosta de cocktails com uísque?
  • Votações antigas
  • Resultados

Iniciar sessão

  • Criar uma nova conta
  • Pedir uma nova senha

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Artigos relacionados

Como saborear um copo de whisky
A história do Bourbon
O que é o uísque
Quando se deve adicionar água ou gelo a um uísque?
O uísque irlandês e o uísque escocês

uisques.com © - Todos os direitos reservados.   |