Formulário de pesquisa

Início
    • Início
    • Fórum
    • Artigos
    • Uísques
    • Contactos

Top 10 destilarias de uísque no mundo

Quem aprecia verdadeiramente um bom uísque, vive fascinado por toda a sua história e processo de produção. De forma a envolver os amantes de uísque ainda mais neste mundo de tradições longas e sabores irresistíveis, as grandes destilarias de uísque no mundo já abriram as suas portas ao público, proporcionando visitas exclusivas. Saiba quais são as top 10 destilarias de uísque a conhecer.

1. Glenfiddich Distillery – Dufftown, Aberdeenshre, Escócia

Glenfiddich Distillery – Dufftown, Aberdeenshre, Escócia

O mais famoso e mais vendido uísque do mundo só podia ser escocês e a destilaria Glenfiddich, onde é produzido, foi construída em 1886 pelas mãos de William Grant e os seus nove filhos. Desde então quase nada mudou – inserida no coração das planícies escocesas, em harmonia com a Mãe Natureza, a destilaria Glenfiddich mantém as suas estruturas originais e um processo de produção de uísque impar, que vale a pena ser conhecido. Detentora de inúmeros prémios de prestígio internacional, esta destilaria também já foi distinguida pelo seu centro de visitas, sendo que estas são gratuitas para os visitantes e amantes de uísque. 

2. Isle of Jura Distillery – Isle of Jura, Argyll, Escócia

Isle of Jura Distillery – Isle of Jura, Argyll, Escócia

Situada numa das mais bonitas ilhas escocesas, ao largo da costa Oeste, a destilaria Isle of Jura é uma das mais remotas do país e uma das mais interessantes também. A laborar oficialmente desde 1810, reza a história, porém, que nesta ilha já se produzia uísque ilicitamente desde o início do século XVI. Depois de ter sido fechada e deixada quase em ruína no início do século XX, um grupo de homens resolveu dar um novo impulso ao negócio, de forma a combater a falta de emprego que assolava a ilha. Um grupo de empreendedores iniciou a construção de uma nova destilaria junto das ruínas da primeira e esta, mantendo o seu nome original, abriu as suas portas em Abril de 1963. Um dos pontos altos da visita a esta destilaria é a oportunidade de ver o uísque a maturar no mar, o que confere à marca Jura o seu sabor inconfundível.

3. Highland Park Distillery – Kirkwall, Orkney Islands, Escócia

Highland Park Distillery – Kirkwall, Orkney Islands, Escócia

A mais antiga destilaria de uísque na Escócia – foi construída em 1794 – é ponto de paragem obrigatório pelas suas tradições ancestrais, a sua atenção ao detalhe, um sistema de maturação único e pela produção de um dos uísques mais apreciados no mundo. A destilaria Highland Park está inserida numa paisagem deslumbrante, onde se respira o verdadeiro espírito escocês em cada recanto. Em 2002, foi-lhe atribuída uma distinção de 5 estrelas pelas suas infraestruturas modernas e exemplares, passíveis de serem visitadas e onde é possível deslumbrar cada passo que compõe o processo de produção deste uísque, terminando com uma prova para comprovar todo o seu sabor genuíno.  

4. Jameson Distillery –County Cork, Midleton, Irlanda

Jameson Distillery –County Cork, Midleton, Irlanda

Fundada em 1780, na cidade de Dublin, foi aqui que nasceu um dos grandes nomes do uísque irlandês – a Jameson. A destilaria Jameson começou por ser um negócio familiar pertencente a John Jameson & Son que fez grande sucesso no mundo até à promulgação da Lei Seca nos Estados Unidos que proíbia as bebidas alcoólicas. O uísque Jameson viveu alguns tempos atribulados até que em 1966 a sua destilaria era apenas uma das três que existia na Irlanda na altura – o que levou a que todas unissem forças e criassem uma só empresa, a Irish Distillers. Hoje, o nome do uísque irlandês Jameson continua forte e a verdade é que foi construída uma nova destilaria em Midleton, onde a maioria do processo de produção se desenrola, embora a fase de mistura ainda decorra na destilaria original em Dublin. Por motivos diferentes, merecem ambas uma visita.

5. Jack Daniels Distillery – Lynchburg, Tennessee, EUA

Jack Daniels Distillery – Lynchburg, Tennessee, EUA

Jack Daniels é sinónimo do melhor uísque americano e a sua destilaria é um ponto de paragem obrigatório para os amantes desta bebida, cujas origens remontam ao ano 1875. Localizada em Lynchburg, uma bonita e pacata localidade do Tennessee, a visita à destilaria Jack Daniels permite a observação in loco de praticamente cada uma das fases de produção deste uísque de renome internacional. A visita termina no White Rabbit Saloon, um espaço que foi reconstruído para simular o bar do qual o próprio Jack Daniels foi um dia proprietário em Lynchburg. O local ideal para saborear este uísque…

6. Canadian Club Distillery – Windsor, Ontario, Canadá

Canadian Club Distillery – Windsor, Ontario, Canadá

As origens de um dos uísques canadianos mais famosos estão em Detroit, onde a destilaria Canadian Club produziu os seus primeiros barris de uísque em 1854. Porém, a proibição do álcool nos Estados Unidos – a Lei Seca – durante o início do século XX levou a destilaria a atravessar a fronteira e a instalar-se em Windsor. Depressa ganhou a alcunha “Club Whisky” por ser uma bebida muito popular nos clubes de cavalheiros e assim ficou batizada de destilaria Canadian Club. Desta destilaria saem sete variedades diferentes de uísque, todas elas de elevado prestígio internacional, que podem ser conhecidas através da visita ao Brand Centre – um espaço de grande beleza arquitetónica, onde se pode visualizar um filme sobre a produção do Canadian Club, assistir a uma sessão informativa e saborear uma prova. Para além de estar ainda equipada com uma galeria de arte e uma loja de recordações, o Brand Centre é ainda utilizado como espaço para eventos.

7. Crown Royal Distillery – Gimli, Manitoba, Canadá

Crown Royal Distillery – Gimli, Manitoba, Canadá

Localizado nas margens do Lago Winnipeg, a destilaria Crown Royal produziu o seu primeiro uísque em 1939, para assinalar a visita histórica do Rei George VI e da Rainha Elizabeth ao Canadá. Desde então, tem vindo a afirmar-se como um dos melhores uísques canadianos, galgando fronteiras para se dar a conhecer ao mundo que rapidamente se apaixonou pelo seu sabor nobre e inesquecível. Conhecer a destilaria Crown Royal é conhecer o processo de produção exigente e de alto nível a que são sujeitas as quatro variedades distintas deste uísque 100% canadiano. Tal como o seu próprio nome faz transparecer, este é um uísque digno de reis e rainhas…

8. Hellyers Road Whisky Distillery – Tasmania, Austrália

Hellyers Road Whisky Distillery – Tasmania, Austrália

A maior destilaria de uísque australiana chama-se Hellyers Roade está no ativo há várias décadas, sempre movida por um único propósito: a qualidade. O “Whisky Walk” é um passeio personalizado pela destilaria que inclui uma sessão informativa sobre a destilaria Hellyers Road e a observação de todo o processo de produção, sendo que cada visitante terá ainda a oportunidade de encher e selar a sua própria garrafa de uísque Hellyers Road. O espaço amplo e contemporâneo da destilaria, que está situada num vale de beleza ímpar, contempla ainda uma loja de recordações, um bar de degustação e lounge, assim como um restaurante. Curiosamente, a destilaria Hellyers Road também produz vodka, que já mereceu os elogios dos especialistas na matéria.   

9. Yoichi Distillery – Hokkaido, Japão

Yoichi Distillery – Hokkaido, Japão

Distinguido em 2008 com o prémio de melhor uísque do ano, a destilaria Yoichi é um nome a reter e a sua marca Nikka, um uísque a provar. Situada no norte do Japão, numa bela região rodeada, de um lado, por imponentes montanhas e, por outro, a costa litoral do país, esta destilaria existe desde 1934 e tem vindo a crescer exponencialmente, produzindo atualmente seis tipos de uísque distintos. Com visitas guiadas diariamente, pode-se conhecer alguns dos segredos por de trás do sucesso deste uísque japonês, incluindo, claro está, a sempre aguardada prova.

10. Kasauli Distillery – Kasauli, Índia

Kasauli Distillery – Kasauli, Índia

A destilaria de uísque mais alta do mundo está situada num dos locais mais improváveis do planeta – nas montanhas Himalaias, na Índia, a mais de 1800 metros de altitude. Instalado nesta zona recôndita por volta do ano 1820, a ideia foi do escocês Edward Dyer que via nesta localidade uma certa semelhança à Escócia, nomeadamente em termos de clima e na excelente qualidade das águas locais. O objetivo era criar um malte tão bom como o uísque escocês e para conseguir isso trouxe para os Himalaias todo o equipamento necessário diretamente da Inglaterra e da Escócia. A verdade é que até meados dos anos 80 do século XX, o uísque aqui produzido – o "Solan No. 1" – foi o uísque indiano mais vendido de sempre. Hoje, apesar de algum declínio, fruto da concorrência feroz, a destilaria Kasauli continua no ativo e é considerada a destilaria a operar há mais tempo na Ásia e uma das mais antigas destilarias do mundo a trabalhar ininterruptamente.

A sua votação:: 

Votação

Gosta de cocktails com uísque?
  • Votações antigas
  • Resultados

Iniciar sessão

  • Criar uma nova conta
  • Pedir uma nova senha

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Artigos relacionados

Quando se deve adicionar água ou gelo a um uísque?
O uísque irlandês e o uísque escocês
Os 12 melhores uísques para mulheres
Diferença entre um uísque single malt e um uísque blended
Dicas para escolher um uísque para oferecer no Dia do Pai

uisques.com © - Todos os direitos reservados.   |