Formulário de pesquisa

Início
    • Início
    • Fórum
    • Artigos
    • Uísques
    • Contactos

O uísque irlandês e o uísque escocês

Licença: 
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/
Autor: 
OctopusHat

O universo do uísque é um labirinto complexo de grãos, sabores, aromas e processos de destilação e isso dá origem a vários tipos de uísques distintos. Dois dos mais conhecidos e apreciados em todo o mundo são o uísque irlandês e o uísque escocês. Tome-lhes o pulso e saiba um pouco mais acerca deles.

Em todo o mundo existem vários produtores e destilarias de uísque , no entanto, dois dos países que mais se evidenciam na sua produção são a Irlanda (uísque irlandês) e a Escócia (uísque escocês). O produto é exatamente o mesmo, mas o resultado final é claramente diferente pois cada um deles tem características exclusivas.

O uísque irlandês (Irish Whiskey)

Considerado o pai de todos os uísques, o uísque irlandês é destilado três vezes e o lote de cereais que entram na sua composição é muito vasto: 50% de cevada maltada, 30% de cevada não maltada, 10% de centeio e 10% de trigo. Esta é uma mistura bastante complexa de ser realizada e, durante a secagem, são necessários muitos cuidados para manter as temperaturas baixas, de modo a que o gosto delicado e sabor a mel torrado do preparado se mantenham sempre uniformes e consistentes.

À saída do alambique, o uísque irlandês, devido à sua tripla destilação, tem uma maior percentagem de álcool em comparação com o uísque escocês. No entanto, a sua comercialização passa por ter um mínimo de 40% de volume de álcool.

O envelhecimento do uísque irlandês

Para ser considerado um uísque irlandês é obrigatório que a sua destilação e envelhecimento sejam feitos na Irlanda. O seu amadurecimento passa pelo repouso em cascos de carvalho, que usualmente são utilizados na produção do Sherry, Rum, Brandy ou Bourbon . Por norma, o seu período de envelhecimento é inferior a quatro anos mas, na maioria das vezes, aproxima-se dos 10 ou 15 anos. Atualmente, as principais destilarias que se encontram em produção são a Midleton, Cooley e Bushmills e as marcas mais famosas de uísques irlandeses são a Jameson, Bushmills, Clontarf, Connemara, Greenore, entre outras.

Tipos de uísques irlandeses

Na escolha de um uísque irlandês, existem vários pelos quais um apreciador pode optar:

O uísque irlandês de malte único (Single Malt): Este é um uísque de malte único irlandês e é feito com 100 % de cevada por uma única destilaria.

O uísque irlandês de grãos: Este uísque é particularmente claro na sua aparência. É feito a partir do milho e do trigo e distingue-se dos demais por ser produzido num alambique de coluna.

O uísque irlandês de mistura: Este uísque é feito de uma mistura de destilações diversas e nasce da mistura de grãos e maltes únicos. A sua produção constitui 90% da produção do uísque irlandês. Os uísques irlandeses de mistura mais conhecidos são o Kilbeggan e o Jameson.

O uísque irlandês de puro malte: É feito a partir de uma combinação de cevada maltada e não-maltada e ambos são destilados num alambique. Este é um uísque que é exclusivo da Irlanda e os seus sabores são únicos e inconfundíveis.

O uísque escocês (Scotch Whisky)

O uísque escocês é uma bebida alcoólica clássica com um sabor distintivo e requintado e isso deve-se ao processo de secagem do seu malte. Durante este processo, o queimar da turfa permite que o fumo entre em contacto com o próprio malte e isso faz com que o seu sabor seja único. Por outro lado, a qualidade da água dos Highlands Springs, que é utilizada na mistura do uísque, e o clima húmido da Escócia, garantem, por si só, a qualidade no envelhecimento do uísque.

Em várias regiões da Escócia produzem-se uísques com sabores diferentes e isso acontece devido às características de cada um, sendo que a maioria das destilarias adiciona caramelo para ir ao encontro dos desejos do consumidor.

A graduação alcoólica normal nos uísques escoceses oscila entre os 35% e os 65% de volume de álcool e as marcas mais conhecidas são a Highlands, a Balblair Benromach, Cardhu, Clynelish Glenugie Tomatin, Glenfidich MacPhati's Bunnahabhain, Glen Garioch Miltonduff Caol Ila, The Macallan, entre outras.

Os tipos de uísques escoceses

Na escolha de um uísque escocês, um apreciador tem à sua disposição dois tipos de uísques:

O uísque escocês de malte único (Single Malt): Este uísque é feito a partir de um único tipo de grão maltado proveniente de uma única destilação. O uísque escocês de malte único é tradicionalmente feito de cevada e é um dos tipos de uísques mais raros e caros a ser comercializado. Existem cerca de 100 destilarias deste tipo em toda a Escócia e cada uma faz um uísque com sabores e características diferentes. Por norma, o malte único é um uísque que deve ser tomado puro, sem gelo e em copos pequenos.

O uísque escocês de mistura (Blended): Trata-se de um uísque que é feito através de uma mistura de destilações diversificadas, pois ele nasce da mistura de grãos (trigo, milho ou centeio) e maltes únicos. Normalmente, possui na sua composição cerca de quarenta uísques diferentes. Esta é uma bebida alcoólica que só pode ter a denominação de “scotch” se envelhecer, no mínimo, três anos num barril de carvalho. É um uísque muito mais barato que os de malte único e é um dos uísques mais consumidos em todo o mundo. A mistura de uísques é uma arte e cada destilaria tem a sua própria receita.

Ambos os uísques devem ter a sua denominação no respetivo rótulo, em conjunto com a sua idade. No caso dos uísques de mistura, a idade que consta no rótulo é a do uísque mais jovem que se encontra na mistura.

A sua votação:: 

Votação

Gosta de cocktails com uísque?
  • Votações antigas
  • Resultados

Iniciar sessão

  • Criar uma nova conta
  • Pedir uma nova senha

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Artigos relacionados

7 licores de uísque para o Dia do Pai
5 museus fantásticos para os amantes de uísque
Os principais labels dos uísques
Tudo sobre o bourbon
Top 10 uísques para oferecer no Natal

uisques.com © - Todos os direitos reservados.   |