
O universo do uísque é um labirinto complexo de grãos, sabores, aromas e processos de destilação e isso dá origem a vários tipos de uísques distintos. Dois dos mais conhecidos e apreciados em todo o mundo são o uísque irlandês e o uísque escocês. Tome-lhes o pulso e saiba um pouco mais acerca deles.
Em todo o mundo existem vários produtores e destilarias de uísque , no entanto, dois dos países que mais se evidenciam na sua produção são a Irlanda (uísque irlandês) e a Escócia (uísque escocês). O produto é exatamente o mesmo, mas o resultado final é claramente diferente pois cada um deles tem características exclusivas.
Considerado o pai de todos os uísques, o uísque irlandês é destilado três vezes e o lote de cereais que entram na sua composição é muito vasto: 50% de cevada maltada, 30% de cevada não maltada, 10% de centeio e 10% de trigo. Esta é uma mistura bastante complexa de ser realizada e, durante a secagem, são necessários muitos cuidados para manter as temperaturas baixas, de modo a que o gosto delicado e sabor a mel torrado do preparado se mantenham sempre uniformes e consistentes.
À saída do alambique, o uísque irlandês, devido à sua tripla destilação, tem uma maior percentagem de álcool em comparação com o uísque escocês. No entanto, a sua comercialização passa por ter um mínimo de 40% de volume de álcool.
Para ser considerado um uísque irlandês é obrigatório que a sua destilação e envelhecimento sejam feitos na Irlanda. O seu amadurecimento passa pelo repouso em cascos de carvalho, que usualmente são utilizados na produção do Sherry, Rum, Brandy ou Bourbon . Por norma, o seu período de envelhecimento é inferior a quatro anos mas, na maioria das vezes, aproxima-se dos 10 ou 15 anos. Atualmente, as principais destilarias que se encontram em produção são a Midleton, Cooley e Bushmills e as marcas mais famosas de uísques irlandeses são a Jameson, Bushmills, Clontarf, Connemara, Greenore, entre outras.
Na escolha de um uísque irlandês, existem vários pelos quais um apreciador pode optar:
O uísque irlandês de malte único (Single Malt): Este é um uísque de malte único irlandês e é feito com 100 % de cevada por uma única destilaria.
O uísque irlandês de grãos: Este uísque é particularmente claro na sua aparência. É feito a partir do milho e do trigo e distingue-se dos demais por ser produzido num alambique de coluna.
O uísque irlandês de mistura: Este uísque é feito de uma mistura de destilações diversas e nasce da mistura de grãos e maltes únicos. A sua produção constitui 90% da produção do uísque irlandês. Os uísques irlandeses de mistura mais conhecidos são o Kilbeggan e o Jameson.
O uísque irlandês de puro malte: É feito a partir de uma combinação de cevada maltada e não-maltada e ambos são destilados num alambique. Este é um uísque que é exclusivo da Irlanda e os seus sabores são únicos e inconfundíveis.
O uísque escocês é uma bebida alcoólica clássica com um sabor distintivo e requintado e isso deve-se ao processo de secagem do seu malte. Durante este processo, o queimar da turfa permite que o fumo entre em contacto com o próprio malte e isso faz com que o seu sabor seja único. Por outro lado, a qualidade da água dos Highlands Springs, que é utilizada na mistura do uísque, e o clima húmido da Escócia, garantem, por si só, a qualidade no envelhecimento do uísque.
Em várias regiões da Escócia produzem-se uísques com sabores diferentes e isso acontece devido às características de cada um, sendo que a maioria das destilarias adiciona caramelo para ir ao encontro dos desejos do consumidor.
A graduação alcoólica normal nos uísques escoceses oscila entre os 35% e os 65% de volume de álcool e as marcas mais conhecidas são a Highlands, a Balblair Benromach, Cardhu, Clynelish Glenugie Tomatin, Glenfidich MacPhati's Bunnahabhain, Glen Garioch Miltonduff Caol Ila, The Macallan, entre outras.
Na escolha de um uísque escocês, um apreciador tem à sua disposição dois tipos de uísques:
O uísque escocês de malte único (Single Malt): Este uísque é feito a partir de um único tipo de grão maltado proveniente de uma única destilação. O uísque escocês de malte único é tradicionalmente feito de cevada e é um dos tipos de uísques mais raros e caros a ser comercializado. Existem cerca de 100 destilarias deste tipo em toda a Escócia e cada uma faz um uísque com sabores e características diferentes. Por norma, o malte único é um uísque que deve ser tomado puro, sem gelo e em copos pequenos.
O uísque escocês de mistura (Blended): Trata-se de um uísque que é feito através de uma mistura de destilações diversificadas, pois ele nasce da mistura de grãos (trigo, milho ou centeio) e maltes únicos. Normalmente, possui na sua composição cerca de quarenta uísques diferentes. Esta é uma bebida alcoólica que só pode ter a denominação de “scotch” se envelhecer, no mínimo, três anos num barril de carvalho. É um uísque muito mais barato que os de malte único e é um dos uísques mais consumidos em todo o mundo. A mistura de uísques é uma arte e cada destilaria tem a sua própria receita.
Ambos os uísques devem ter a sua denominação no respetivo rótulo, em conjunto com a sua idade. No caso dos uísques de mistura, a idade que consta no rótulo é a do uísque mais jovem que se encontra na mistura.
Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.